Blog Oficial da Associação Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Desejo.....

Se o meu sonho se realizasse............
fazia um canil para os meus amigos!
As casas para eles seriam estas.......
Como eles seriam felizes!!!











quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Apelo Urgente!

ACTUALIZAÇÃO: Os machos estão adoptados!
Falta a menina!!!

Menina para adoptar!


















Estão 6 cães bebés com cerca de 1 mês e meio a viver num terreno baldio, perto de uma estrada, em Penafiel. São 5 machos e 1 fêmea.
A mãe deles desapareceu no dia 16 e desde aí têm estado a viver sozinhos nesse terreno, com frio e fome e sujeitos a serem apanhados por um vizinho que costuma maltratar os animais que vivem na rua daquela zona.
Uma senhora tem alimentado os bebés de vez em quando, mas não é certo que o faça sempre e nem me parece que seja suficiente.

Eles precisam de uma FAT urgentemente ou de um lugar mais seguro para ficarem. Se ficarem ali vão morrer de frio e de fome porque ainda são muito novinhos e não se sabem orientar.

POR FAVOR, vocês podem ajudar?
Eu posso fazer o transporte deles sem qualquer problema e pagar a comida deles. Só não os posso acolher em minha casa porque, de momento, sou FAT de gatos e estou com a casa cheia.


Obrigada,

Sónia Faria
sr.faria22@gmail.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Criação de Biotério Central em Azambuja

Comunicado da ANIMAL sobre a criação de Biotério Central em Azambuja pela Fundação Champalimaud ANIMAL, juntamente com Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais, está em campo para travar a construção deste centro de criação de animais para experimentação animal

A ANIMAL tem recebido centenas de mensagens e telefonemas de pessoas preocupadas com a notícia de que, num consórcio participado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Universidade de Lisboa e liderado pela Fundação Champalimaud, será construído, em Azambuja (distrito de Lisboa), o Biotério Central, que, nas palavras de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, será "um dos melhores biotérios do mundo, obedecendo a critérios rigorosos e tecnicamente muito avançados. Vão ser criados animais para serem utilizados para fazer avançar a ciência", tal como noticia o "SOL" (http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=115213).

Ainda de acordo com o artigo do "SOL" e tal como outros jornais noticiaram, "O biotério é um projecto privado que vai ser apoiado por fundos comunitários no âmbito do programa de acção aprovado pelo Governo para as regiões do Oeste e da Lezíria e que prevê compensações pela deslocalização da construção do aeroporto na zona da Ota". "De acordo com o programa de acção, o biotério custará 36 milhões de euros dos quais 9 milhões são de privados, enquanto que o restante é suportado por financiamento comunitário". "[T]erá uma capacidade estimada para 20 a 25 mil gaiolas, serão fornecidas estirpes de animais de laboratório a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas de todo o país e particularmente na área da grande Lisboa". O "SOL" adianta ainda, nesta notícia, que Leonor Beleza "acrescentou que o equipamento pretende também responder às necessidades da própria fundação e servir (exportação) outros centros de investigação em Portugal e no estrangeiro".

A respeito desta péssima notícia, a ANIMAL faz saber que recebeu com extrema preocupação esta informação e que a comunicou de imediato aos seus parceiros da Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais (ECEAE – European Coalition to End Animal Experiments), com quem tem estado a estudar a melhor maneira de lidar com este problema a fim de impedir que ele venha de facto a acontecer. A ANIMAL, integrada nesta Coligação e em estreita colaboração com a mesma, está já a iniciar as devidas diligências para impedir que este biotério seja criado em Portugal.

Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL, declarou que "Numa altura em que são cada vez mais evidentes, públicas e esmagadoras as provas de que a experimentação animal atrasa a ciência e obsta fortemente a que esta possa de facto progredir, desde logo no domínio das ciências biomédicas, e na mesma altura em que está a ser revista a directiva europeia que regulamenta a experimentação animal no espaço comunitário, esperando-se desta que, no mínimo, reduza drasticamente o uso de animais usados em experimentação na União Europeia, é absolutamente inacreditável e lamentável que em Portugal se queira construir um centro destes, que poderá, considerando a capacidade anunciada, criar milhões de animais, de diversas espécies, para serem vendidos para laboratórios de todo o mundo, para serem torturados e sacrificados em nome de nada".

"A experimentação animal não é ciência, é ficção científica. Constitui somente um lucrativo negócio suportado pela indústria da investigação científica e uma fonte fácil de obtenção de bolsas, apoios e financiamentos para projectos de investigação nos quais a cientificamente absurda e totalmente ultrapassada tradição da vivissecção enquanto método de pesquisa está convencionada e é quase imediatamente aceite como prática validada, apesar da sua validade nunca ter sido de facto aferida, nem uma só vez, por estudos e comissões independentes, ao contrário dos métodos não-animais de pesquisa, que são alvo do mais exigente escrutínio", afirmou o Presidente da ANIMAL.

A Vice-Presidente da ANIMAL, Rita Silva, acrescenta que "a ANIMAL, em colaboração com os seus parceiros, usará de todos os meios ao seu dispor para impedir que este autêntico pesadelo seja instalado em Portugal, que tem sido, felizmente, até aqui, um país com uma muito diminuta actividade neste domínio mas que, com este projecto da Fundação Champalimaud, pode, de repente, transformar-se num importante produtor e exportador de milhões de vítimas animais para uma indústria de experimentação que é, além do mais, causadora de acentuados tumultos sociais onde está solidamente presente, como acontece em Inglaterra".

Nota: Para informações mais detalhadas e para uma abordagem científica acerca de quão anti-científica, inválida e fraudulenta é a experimentação animal, por favor visite:

· http://www.curedisease.net/
· http://www.curedisease.com/
· http://www.pcrm.org/
· http://www.eceae.org/g_resources.php
· http://www.endeuanimaltests.org/
· http://www.scienceroom.org/

Lembram-se da GIGI?







Que linda que ela está!!!!!!
Força GIGI......

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Grande Cabra! Sem ofensa a estes animais!!

Ciência
Azambuja vai receber centro de topo para criação de animais para investigação - Leonor Beleza
A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, revelou hoje que a instituição vai criar na Azambuja um centro de criação de animais para investigação científica (biotério), que pretende ser dos melhores do mundo


"Vamos criar um dos melhores biotérios do mundo, obedecendo a critérios rigorosos e tecnicamente muito avançados. Vão ser criados animais para serem utilizados para fazer avançar a ciência e para bem da saúde das pessoas", disse à agência Lusa Leonor Beleza, salientando que o projecto inclui a participação da Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Lisboa.
"Existem outros biotérios na Europa com um grande nível de exigência mas este será reconhecido pelos elevados parâmetros científicos e técnicos muito avançados", frisou.
Segundo adiantou a presidente da Fundação Champalimaud, o programa está praticamente pronto e, dentro de alguns meses, vão começar na Azambuja as obras de construção do equipamento.
O biotério é um projecto privado que vai ser apoiado por fundos comunitários no âmbito do programa de acção aprovado pelo Governo para as regiões do Oeste e da Lezíria e que prevê compensações pela deslocalização da construção do aeroporto na zona da Ota.
De acordo com o programa de acção, o biotério custará 36 milhões de euros dos quais 9 milhões são de privados, enquanto que o restante é suportado por financiamento comunitário.
O biotério terá uma capacidade estimada para 20 a 25 mil gaiolas, serão fornecidas estirpes de animais de laboratório a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas de todo o país e particularmente na área da grande Lisboa, refere o programa de acção.
No centro de investigação serão criados novos modelos de doenças, nomeadamente doenças cerebrais e oncológicas.
Leonor Beleza, que falava à margem da cerimónia de abertura do ano escolar da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca acrescentou que o equipamento pretende também responder às necessidades da própria fundação e servir (exportação) outros centros de investigação em Portugal e no estrangeiro.
O biotério deverá criar entre 80 a 100 novos postos de trabalho e será construído em terrenos cedidos pela Câmara da Azambuja.

Padrinhos ou Fat/Fad muito urgente!








Peço ajuda a vocês, pois neste assunto canino já mais ninguém me liga!!
A D. Leopoldina é uma cliente do César (meu marido) que alberga os cães que apanha num terreno que comprou para esse fim e em hotéis. De momento, teve que entregar o carro por causa das dívidas e está com o ordenado penhorado. Está numa situação bastante difícil e parece que os cães que estão em alguns hotéis vão ser despejados.
Reencaminho-vos o pedido duma senhora aflita.
Vou tentar também apelar a alguns veterinários.
Se conseguirem alguma família de acolhimento eles ficarão agradecidos!!

Beijinhos,
Joana


Joana,

Estou muito aflita por causa dos cãezinhos que estão em Braga; com a penhora do ordenado e com os 400 euros mensais para o Sr. Sérgio, estou tão mal que não tenho conseguido pagar o hotel; a minha única salvação neste momento, e, a curto prazo, é tentar arranjar padrinhos para alguns deles; se a Joana puder falar a algumas pessoas, nem que fosse só um padrinho já era bom. A situação não melhora e as pressões são tantas, que tenho medo que ainda me vá dar alguma coisa.

Obrigada,

Bjs.,
Leopoldina


No hotel de Braga estão os cãezinhos Sanção, Dalila, Pretinho, Paco, a Katy, a Fadista, o Chiquinho, o Kandal e o Franjinhas; neste momento só tenho as fotos de alguns deles, que já lhe enviei.
Se a Srª. Drª. quiser ajudar algum deles, o NIB do hotel é:

003300004528137102705 - Sr. João Costa - Telm.: 966702573.

A mensalidade é de 40 euros.
Só lhe agradecia que me avisasse quando fizesse a transferência, para eu poder dizer ao Sr. João.
O mail do hotel é
patasepatinhas@portugalmail.com.

Em meu nome e no de todos eles,

MUITO OBRIGADA.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"Cinzentinho"

No Sábado dia 1-11 o "cinzentinho" deixou a VETAMIGO.
Semanalmente irá à Clinica para ser examinado.
Agora está na AAAAV a fazer a recuperação.......

Ora.....um xixi na zona......



Xau Dra Ana........eu volto!!!!!
Embora "tias"........
Vamos lá conhecer o pessoal!!!!!!
Epá.......tantos amigos!!!!!!
E umas "cachópas" giras........
O amiguinho mais novo........toma uma lambidela!
examinando.........
............
.....................
.....................
........................
Ei.....amigos, quem me faz companhia?????
Não quero ficar sózinho!!!!!!
Hum.....
1ª Candidata?????
És gira!!!!!!


Mas tu........és a ideal!!!!!!!


Tasse bem "tias"............alta cama!!!!
Ó garina.......anda ver.......



E aqui estou no "castelo" improvisado pelas "tias" para a minha recuperação!!!!

Sábado volto à VETAMIGO para a Dra Ana me ver......e

também a quero ver.......sinto saudades!!!!