Blog Oficial da Associação Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Poppy

http://www.poppy.com.pt/
http://sol.sapo.pt/Solidariedade/Noticias/Interior.aspx?content_id=124356
Mortágua Escola de cães guia lança 'Poppy' para angariar fundos
A escola de cães guia para cegos de Mortágua, única em Portugal, lança quinta-feira a campanha de sensibilização e angariação de fundos
Os meus olhos têm quatro patas, que tem como mascote a Poppy Criada em 2000 pela Associação Beira Aguieira de Apoio ao DeficienteVisual (ABAADV), a escola tem como lema «O cão guia é entregue gratuitamente ao cego», tendo criado a mascote para ajudar a instituição asobreviver. «Como instituição particular de solidariedade social que somos, hánecessidade de angariarmos fundos, não podemos só depender dos apoios.
A Poppy é uma mascote toda engraçada, esperamos que consiga sensibilizar aopinião pública», afirmou à Agência Lusa Ana Filipa Paiva, da ABAADV. A escola funciona graças às quotas dos sócios, aos donativos de empresas eaos subsídios da Segurança Social, da Câmara de Mortágua e de algumasoutras, não tantas como os responsáveis da escola gostariam. «Era muito importante que mais Câmaras nos ajudassem, porque apesar deestarmos em Mortágua os nossos cães são para todo o país, já entregámospara cegos de Viana do Castelo a Loulé, de Castelo Brando à Figueira daFoz.
Ainda não fomos às ilhas, mas havemos de lá chegar, porque temos um candidato nos Açores», afirmou.
A escola entregou até hoje 72 cães guia a 68 cegos, cada um dos quaisdemorou aproximadamente dois anos desde o seu nascimento até chegar ao novo dono.
A formação de cada cão guia fica entre os 17 mil e 20 mil euros, mas éentregue de «presente» ao cego.
Segundo Ana Filipa Paiva, a campanha que élançada quinta-feira em Lisboa pretende, além de angariar fundos, ajudar àdivulgação da escola e do trabalho que é feito com os cães guia. Com a ajuda dos vários patrocinadores e parceiros da campanha, a Poppy será promovida e estará à venda em vários locais, nomeadamente centros comerciais e supermercados, por cinco euros. «Mas depois a pessoa pode dar outros apoios.
Junto com a Poppy estará uma ficha para se tornarem sócias e também podem ir ao 'site' fazer outros donativos», explicou, frisandoque este é apenas um primeiro passo e que, de futuro, haverá outras iniciativas em torno da Poppy.
O grande objectivo da escola de Mortágua é «crescer, porque não falta nem espaço físico, nem vontade», de forma a conseguir entregar um maior númerode cães por ano, porque a lista de candidatos que aguardam um "amigo" de quatro patas que possa ser os seus olhos continua grande, de mais de 50pessoas.
«É que agora já estamos naquela fase em que estamos a formar cães para repor. Esse utilizador é privilegiado na entrega, porque quem utiliza um cão guia já muito dificilmente consegue voltar à bengala», contou Ana Filipa Paiva, explicando que está previsto que cada cão esteja com o cego oito anos. A escola tem actualmente três educadores e um pré-educador, que receberam formação em França. «Se conseguíssemos duplicar a nossa equipa poderíamos trabalhar em velocidade cruzeiro, formar cães para os candidatos que surgissem no momento e para as reposições», sublinhou.
Ana Filipa Paiva considera que o ideal era «entregar 20 a 25 cães guia por ano, porque aespera é um desespero para o cego».
O cão guia para cegos é normalmente de raça Retriever do Labrador, que é educado durante dois anos para conduzir o dono em segurança nas suas deslocações, usando um arnês para comunicarem um com o outro. O animal é formado para conseguir evitar todos os obstáculos com que o dono possa colidir, quer no solo, como carros mal estacionados, postes,pessoas e até excrementos de animais, quer à altura da cabeça, como ramos de árvores. Ajuda também o cego a desviar-se dos buracos no pavimento, evita que ele pise poças de água e até lhe procura um lugar vago no autocarro ou no café. Encaminha-o ao balcão de atendimento nos estabelecimentos comerciais e encontra a máquina multibanco ou telefone público mais próximos, entre muitas outras tarefas. É por isso que uma das frases da campanha garante:
«Poppy, um amigo de confiança».

Sem comentários: