Blog Oficial da Associação Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Luto por um amigo especial....

ANIMAL de Luto pelo falecimento de António Maria Pereira, o "Pai" dos direitos dos animais em Portugal


Foi com extremo choque e profunda tristeza que a ANIMAL recebeu a notícia, via agência Lusa, do falecimento de António Maria Pereira, o advogado e político que foi pioneiro na defesa política dos direitos dos animais em Portugal.

Para Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL, "o falecimento do Dr. António Maria Pereira representa o falecimento de um amigo muito querido, de uma grande referência pessoal, de alguém que sempre me inspirou e cuja inspiração me levaram a envolver-me nos primórdios da defesa dos direitos dos animais em Portugal, começando a dar forma a um movimento cujo surgimento, em grande medida, se deveu a este ilustríssimo advogado."

"O Dr. António Maria Pereira era um homem muito inteligente e intelectualmente vigoroso, bem humorado, assim como justo, moderno e progressista. Enquanto político, afirmou e fez o que era moralmente correcto e justo independentemente da eventual impopularidade e polémica que tal implicasse. Foi um homem que sacrificou em parte a sua carreira política e foi ridicularizado pelos seus colegas de bancada parlamentar, enquanto deputado do PSD, aquando das suas tentativas para fazer o Parlamento aprovar a única lei de protecção dos animais que até hoje a Assembleia da República estabeleceu."

"A coragem e a rectidão moral de António Maria Pereira , a par do seu amor compassivo pelos animais, levaram-no, além do mais, a tornar-se vegetariano aos 79 anos de idade, um feito notável e claramente ilustrativo da sua compaixão e sentido de justiça. Esteve sempre do lado da ANIMAL e foi alguém com quem eu e a ANIMAL sempre pudemos contar para obtermos apoio e conselhos sábios, tendo sempre estado presente em inúmeras iniciativas promovidas pela ANIMAL em defesa dos direitos dos animais."

"O falecimento de António Maria Pereira representa uma perda irreparável não só para todos aqueles para quem era querido mas também para Portugal, para a política e para a sociedade portuguesa, e para a defesa dos direitos dos animais no país. Por todas estas razões, a ANIMAL está de luto e envia as suas sentidas condolências e a mais sincera e calorosa solidariedade à família do Dr. António Maria Pereira ", declarou o Presidente da ANIMAL.

Sem comentários: